domingo, 27 de junho de 2010

VETTEL, COM FOLGA.

*** editado às 17h00***

Como era previsto, as RED BULL sobraram no GP de Valência, nona etapa do campeonato.

Não fosse pelo acidente espetacular de WEBBER com KOVALAINEN, teria feito a dobradinha.

A largada foi boa para HAMILTON e ALONSO e ruim para WEBBER, que pulou do segundo para o nono lugar, o que o fez antecipar sua parada no pit. Ao sair, encontrou pela frente a LOTUS de KOVALAINEN muito mais lenta e, ao antecipar a frenagem numa curva de baixa, permaneceu à frente da RED BULL, que não conseguiu evitar o choque. WEBBER literalmente voou por cima da LOTUS, capotou, bateu de cabeça para baixo numa zebra, e se espatifou contra a proteção de pneus. Fim de prova para o australiano, que nada sofreu e saiu andando do carro totalmente destruido.

O acidente provocou a entrada do Safety Car e a parada antecipada nos boxes de todos os carros. Os lideres, entretanto, haviam passado a entrada dos boxes e tiveram que dar uma volta inteira antes da troca de pneus. As FERRARI, por exemplo, entraram juntas; ALONSO estava à frente de MASSA, que esperou sua troca, prejudicando sua performance.

Quem se deu melhor na rodada de boxes foi KOBAYASHI, que permaneceu na pista, em segundo, e BARRICHELLO, que terminou em quarto lugar.  HAMILTON ainda foi punido com um drive trough por ter ultrapassado o Safety car no momento que este entrava na pista, mas a punição veio tarde e não foi suficiente para evitar seu segundo lugar no pódio. ALONSO foi quem avisou sua equipe, pelo rádio, da infração da MCLAREN e a FERRARI levou a reclamação aos comissários.

Quem fez uma corrida super discreta e eficiente foi BUTTON, terminando em terceiro. Em quinto, KUBICA também foi bastante convincente, comprovando o que este blog disse ontem depois dos treinos.

À partir desta etapa, passarei a publicar a classificação do campeonato também por equipes, conforme abaixo:



Foi aplicada uma punição de 5 segundos aos seguintes pilotos, depois da prova:

BUTTON, BARRICHELLO, KUBICA, SUTIL, BUEMI, DE LA ROSA, PETROV, LIUZZI e HULKENBERG.

GLOCK foi penalizado com 20 segundos por desrespeito às bandeiras azuis.
Durante a permanência do Safety Car na pista, estes pilotos ultrapassaram o limite de velocidade na pista, imposição que a FIA aplica aos carros para evitar possiveis acidentes. Provavelmente, estes pilotos pisaram mais fundo ao sairem dos boxes, pretendendo estar à frente dos primeiros colocados que ainda não haviam entrado para troca de pneus.
Na composição dos 10 primeiros colocados, só houve alteração para ALONSO, que ganhou a posição de BUEMI, e para ROSBERG, que pontuou no lugar de DE LA ROSA.
Os resultados abaixo já foi corrigido.

Resultado final dos 10 primeiros:

1 VETTEL
2 HAMILTON
3 BUTTON
4 BARRICHELLO
5 KUBICA
6 SUTIL
7 KOBAYASHI
8 ALONSO
9 BUEMI
10 ROSBERG

Próxima etapa, 11 de julho, GP da Inglaterra, Silverstone.'

Nenhum comentário: