domingo, 13 de junho de 2010

HAMILTON OUTRA VEZ ? SIM !!

A vitória no GP da Turquia deve ter feito bem a Lewis HAMILTON. Ele venceu de forma convincente o GP do Canadá, no interessante circuito Gilles Vileneuve.

Emerson Fittipaldi, convidado a ser o Comissário de Prova, estava todo sorridente e feliz com a possibilidade de assistir a corrida da Torre de Controle. É sempre bom ver o ar de felicidade no primeiro campeão brasileiro de Fórmula 1.

A largada teve WEBBER penalizado com a perda de 5 posições, largando em sétimo por ter trocado o câmbio. Isso fez com que seu companheiro VETTEL pudesse atacar HAMILTON, o pole. Mas o inglês soube manter a posição na primeira curva, seguido de VETTEL e ALONSO, que mostrava bastante apetite. Atrás, um toque entre BUTTON e KUBICA impediu que a outra McLAREN seguisse na ponta. Mas isso foi só no início.

Na volta 7, HAMILTON e ALONSO entraram junto nos boxes. A FERRARI foi mais eficiente e os pilotos emparelharam ainda no pit lane, com ligeiravantagem para ALONSO, que saltou à frente. Foi uma disputa espetacular, que continuou na pista.

Na volta 14 as RED BULL pararam para a troca. Como tinham largado com pneus duros, esperava-se que voltassem com macios. Foi o que fez VETTEL, mas WEBBER insistiu com o duro. Era o aviso que ele pararia mais uma vez, porisso precisava ser rápido. Não deu certo. A 24 voltas do final foi obrigado a parar para colocar os macios. As RED BULL não se deram bem com os pneus duros neste circuito, bastante abrasivo e com temperatura baixa.

Lá na frente, HAMILTON passara ALONSO e começava a poupar seu equipamento. O sempre constante BUTTON começou a se aproximar e passou ALONSO para terminar em segundo. A dobradinha da McAREN foi merecida, principalmente pelo equilibrio de HAMILTON, que manteve seu carro em boas condições até o final, e de BUTTON, que mesmo tendo sido tocado na primeira curva, teve paciência – e competência – para cruzar a linha atrás de seu companheiro.

ALONSO tentou, ainda, apertar as McLAREN no fim, mas era visivelmente inferior. Seu carro era mais estável nas curvas de baixa, mas nas de alta e, sobretudo, nas longas retas, as McLAREN sobraram.

FelipeMASSA, que bateu na primeira curva com Liuzzi, teve que parar 3 vezes no box. Protagonizou uma cena insólita, ao tentar ultrapassar o décimo colocado, SCHUMACHER, que numa manobra de antecipação de frenagemfez com que MASSA perdesse o ponto e chocasse o aerofólio dianteiro da FERRARI na traseira de seu MERCEDES. Assim, MASSA voltou aos boxes e terminou em décimo quinto. À imprensa, disse ter sido uma “corrida de merda”.

Uma boa surpresa é ver a evolução da escuderia FORCE INDIA. Seus pilotos SUTIL e LIUZZI proporcionaram algumas ultrapassagens e mostram que podem ser a quarta equipe em breve.

Resultado final dos 10 primeiros:

1 – HAMILTON – MCLAREN
2 – BUTTON – MCLAREN
3 – ALONSO – FERRARI
4 – VETTEL – RED BULL
5 – WEBBER – RED BULL
6 – ROSBERG – MERCEDES
7 – KUBICA – RENAULT
8 – BUEMI – STR
9 – LIUZZI – FORCE INDIA
10 – SUTIL – FORCE INDIA

Próxima etapa, 27 de Junho, GP da EUROPA, em VALÊNCIA, Espanha.

Nenhum comentário: