domingo, 26 de setembro de 2010

COMEÇA A DECISÃO 2.010

Se, como disse ontem, antes do treino oficial, Fernando ALONSO, este seria o GP da sobrevivênia da FERRARI, a escuderia vermelha respira com muito mais alivio depois da vitória do espanhol.

O campeonato pode ter sido decidido em Cingapura, com a bandeirada a ALONSO, seguido de VETTEL e WEBBER. Aliás, o australiano WEBBER continua na liderança do campeonato com 11 pontos de vantagem sobre ALONSO. Pode estar entre estes dois o próximo titulo da categoria.

Como já era sabido, a força da FERRARI estava no equilibrio do carro. Nas retas de Marina Bay não era muito veloz, mas nas curvas de alta e de baixa, sim, fez a diferença. Largando na pole, não foi preciso ultrapassar outros carros, porisso ALONSO fez uma manobra de largada que impedisse VETTEL de chegar disputando a primeira curva, lançando seu carro contra o dele. Manobra limpa, seguiu à frente sem ser ameaçado de verdade por ninguém.

A outra FERRARI, que largou da última posição com MASSA, deixou clara a razão da preferência da escuderia italiana pelo espanhol. O brasileiro, com uma estratégia arrojada, parou no fim da primeira volta para trocar pneus pretendendo levar seu monoposto até o final sem mais paradas. Esta foi a estratégia de ALONSO em Mônaco, que lhe rendeu um sexto lugar. MASSA, entretanto, não teve capacidade de perseguir adversários e terminou em nono, beneficiado pelos acidentes de HAMILTON e SCHUMACHER.

Aliás, está ficando muito claro quem são os melhores pilotos de cada equipe de ponta. Além de ALONSO sobre MASSA, BUTTON mostrou-se muito mais regular que HAMILTON, piloto arrojado que não pensa muito para ultrapassar. Jogou seu carro sobre uma RED BULL numa curva e levou a pior, abandonando logo a seguir.

Mark WEBBER, lider do campeonato, também ousou numa estratégia diferenciada dos demais. Na terceira volta, com a entrada do safety car na pista (foram 2 entradas no total), parou e trocou seus pneus. Voltou no final do pelotão mas foi ultrapassando concorrentes e, em determinado momento, pelo rádio, em sétimo lugar, seu engenheiro dizia que ele lutava pelo pódio. Foi assim que aconteceu, enquanto seu companheiro de equipe, Sebastian VETTEL, que tantas bobagens já fez este ano, perseguia ALONSO com certo medo de provocar um acidente e jogar fora suas chances no campeonato.

Tudo indica que os pilotos regulares são mais eficientes neste tipo de competição. Em alguns circuitos o arrojo pode ser bom, mas a consistência de ALONSO, WEBBER e BUTTON fazem a diferença no final.

O show na pista ficou para o polonês Robert KUBICA. A poucas voltas do final, com os pneus desgastados, fez um pit rápido e voltou com uma vantagem de 2 a 3 segundos sobre os demais. Foi protagonista de utrapassagens espetaculatres, mostrando todo seu talento pilotando a fraca RENAULT. Estivesse em um carro de ponta, seria um dos candidatos ao título, com certeza.

A WILLIAMS com BARRICHELLO e HULKENBERG mostrou boa evolução e já é a sexta melhor equipe do campeonato que a RED BULL liderava com larga vantagem mas já vê MCLAREN se aproximar perigosamente.

Resultado final dos 10 primeiros:

1. ALONSO
2. VETTEL
3. WEBBER
4. BUTTON
5. ROSBERG
6. BARRICHELLO
7. KUBICA
8. HULKENBERG
9. MASSA
10. SUTIL


Próxima etapa: 10 de Outubro - GP Suzuka - Japão

Abaixo, classificação atualizada de pilotos e equipes.



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