Foi uma vitória espetacular do australiano Mark WEBBER no travado circuito magiar de Hungaroring.
Sua largada não foi boa, tendo perdido a segunda posição para o espanhol Fernando ALONSO que, largando do lado limpo da pista, soube aproveitar a vantagem na freada da primeira curva. O pole, Sebastian VETTEL, manteve a posição e disparou, deixando um segundo pelotão bem distante.
Monótona, a corrida oferecia poucas emoções e apenas uma ultrapassagem, de HAMILTON sobre PETROV na volta 15. Até que LIUZZI perdeu um pedaço do bico de seu carro e provocou a entrada do Safety Car. Quase todos os carros aproveitaram o momento para a troca de pneus. Quase todos, porque WEBBER e BARRICHELLO permaneceram na pista. WEBBER com pneus macios e BARRICHELLO, com duros. A aposta era o australiano parar logo a seguir, mas ele se manteve.
Na saída dos boxes, ALONSO perdeu a posição para VETTEL, permitindo que WEBBER disparasse na frente. A cada volta, abria 1 segundo. Seriam necessários pouco mais de 20 segundos de vantagem sobre VETTEL e ALONSO para que pudesse retornar na liderança. Mas os pneus ...
WEBBER foi espetacular. Conduziu sua RED BULL com perfeição, fazendo voltas de classificação e abriu mais de 22 segundos sobre a FERRARI do espanhol. Ao voltar à pista, mais de 40 voltas depois da largada, manteve a dianteira que o levou à sua 4ª vitória na temporada. Ainda, alcançou a liderança do campeonato.
BARRICHELLO, que teria tido mais chances ao permanecer na pista, não teve condições de se livrar da perseguição do russo PETROV e demais pilotos que seguiam atrás. Ao parar para troca de pneus, perdeu 6 posições e voltou atrás da MERCEDES do alemão Michael SCHUMACHER. Determinado a conquistar um ponto, BARRICHELLO atacou agressivamente SCHUMACHER que, com experiência, o impedia de ultrapassá-lo. Mas os pneus macios da WILLIAMS davam um rendimento muito melhor para BARRICHELLO que, a poucas voltas do final, ultrapassou SCHUMACHER na reta dos boxes. O alemão ainda desviou a trajetória para espremer o brasileiro contra o muro, mas não teve eficiência e foi ultrapassado.
A boa surpresa foi o russo PETROV, que terminou na 5ª posição. A outra RENAULT, de KUBICA, abandonou depois de ter batido na saída dos boxes.
A parte ruim da corrida, mais uma vez, foi a transmissão de Galvão Bueno. Chegou ao cúmulo de narrar um replay como se fosse ao vivo. Já passou da hora da aposentadoria!
Faltam 7 provas para o encerramento da temporada e o campeonato está totalmente indefinido. E emocionante. Do primeiro colocado, Mark WEBBER, ao quinto, Fernando ALONSO, a diferença é de apenas 20 pontos. E se cada vitória vale 25, uma aposta, agora, é muito arriscada. O SANDALIAS DO PILOTO acredita que a RED BULL merece e deve vencer a competição, mas tanto a MCLAREN como a FERRARI tem chances iguais de vitória.
A Formula 1 dará uma pausa de 4 semanas. Até lá, muita coisa pode acontecer nas equipes que, certamente procurarão melhoras em seus carros para tentar levar o campeonato.
Resultado final dos 10 primeiros:
- WEBBER
- ALONSO
- VETTEL
- MASSA
- PETROV
- HULKENBERG
- DE LA ROSA
- BUTTON
- KOBAYASHI
- BARRICHELLO
Abaixo, classificação atualizada de pilotos e equipes.
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