domingo, 1 de agosto de 2010

WEBBER, NOVO LIDER.


Foi uma vitória espetacular do australiano Mark WEBBER no travado circuito magiar de Hungaroring.

Sua largada não foi boa, tendo perdido a segunda posição para o espanhol Fernando ALONSO que, largando do lado limpo da pista, soube aproveitar a vantagem na freada da primeira curva. O pole, Sebastian VETTEL, manteve a posição e disparou, deixando um segundo pelotão bem distante.

Monótona, a corrida oferecia poucas emoções e apenas uma ultrapassagem, de HAMILTON sobre PETROV na volta 15. Até que LIUZZI perdeu um pedaço do bico de seu carro e provocou a entrada do Safety Car. Quase todos os carros aproveitaram o momento para a troca de pneus. Quase todos, porque WEBBER e BARRICHELLO permaneceram na pista. WEBBER com pneus macios e BARRICHELLO, com duros. A aposta era o australiano parar logo a seguir, mas ele se manteve.

Na saída dos boxes, ALONSO perdeu a posição para VETTEL, permitindo que WEBBER disparasse na frente. A cada volta, abria 1 segundo. Seriam necessários pouco mais de 20 segundos de vantagem sobre VETTEL e ALONSO para que pudesse retornar na liderança. Mas os pneus ...


Então veio um drive trough para VETTEL, que teria deixado entre seu carro e o Safety car uma distância superior a 10 carros, o que não é permitido. VETTEL passou pelos boxes gesticulando muito, mas deveria ter sido avisado pela equipe que não se pode manter uma distância tão grande, de propósito, enquanto o carro de serviço está na pista. Assim, ALONSO assumiu o segundo posto e não permitiu avanço de VETTEL, que ainda tentou incomodá-lo, mas sem sucesso.

WEBBER foi espetacular. Conduziu sua RED BULL com perfeição, fazendo voltas de classificação e abriu mais de 22 segundos sobre a FERRARI do espanhol. Ao voltar à pista, mais de 40 voltas depois da largada, manteve a dianteira que o levou à sua 4ª vitória na temporada. Ainda, alcançou a liderança do campeonato.

BARRICHELLO, que teria tido mais chances ao permanecer na pista, não teve condições de se livrar da perseguição do russo PETROV e demais pilotos que seguiam atrás. Ao parar para troca de pneus, perdeu 6 posições e voltou atrás da MERCEDES do alemão Michael SCHUMACHER. Determinado a conquistar um ponto, BARRICHELLO atacou agressivamente SCHUMACHER que, com experiência, o impedia de ultrapassá-lo. Mas os pneus macios da WILLIAMS davam um rendimento muito melhor para BARRICHELLO que, a poucas voltas do final, ultrapassou SCHUMACHER na reta dos boxes. O alemão ainda desviou a trajetória para espremer o brasileiro contra o muro, mas não teve eficiência e foi ultrapassado.

A boa surpresa foi o russo PETROV, que terminou na 5ª posição. A outra RENAULT, de KUBICA, abandonou depois de ter batido na saída dos boxes.

A parte ruim da corrida, mais uma vez, foi a transmissão de Galvão Bueno. Chegou ao cúmulo de narrar um replay como se fosse ao vivo. Já passou da hora da aposentadoria!

Faltam 7 provas para o encerramento da temporada e o campeonato está totalmente indefinido. E emocionante. Do primeiro colocado, Mark WEBBER, ao quinto, Fernando ALONSO, a diferença é de apenas 20 pontos. E se cada vitória vale 25, uma aposta, agora, é muito arriscada. O SANDALIAS DO PILOTO acredita que a RED BULL merece e deve vencer a competição, mas tanto a MCLAREN como a FERRARI tem chances iguais de vitória.

A Formula 1 dará uma pausa de 4 semanas. Até lá, muita coisa pode acontecer nas equipes que, certamente procurarão melhoras em seus carros para tentar levar o campeonato.

Resultado final dos 10 primeiros:
  1. WEBBER
  2. ALONSO
  3. VETTEL
  4. MASSA
  5. PETROV
  6. HULKENBERG
  7. DE LA ROSA
  8. BUTTON
  9. KOBAYASHI
  10. BARRICHELLO
Próxima etapa: 29 de Agosto GP da BÉGICA – SPA FRANCOCHAMPS

Abaixo, classificação atualizada de pilotos e equipes.


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