domingo, 11 de julho de 2010

WEBBER, PILOTO N⁰ 2


Mark WEBBER, da RED BULL, venceu de ponta a ponta a décima etapa do campeonato mundial de Formula 1, no Reino Unido. Nada de excepcional, afinal, era prevista a vitória de sua escuderia.

Diferente, foi a comemoração do australiano a bordo de seu cock-pit, depois de receber a bandeirada, ao comentar a vitória com seu engenheiro. Recebeu os parabéns e retrucou que foi uma boa corrida para um piloto número 2!

Para esta corrida, a RED BULL produziu uma nova asa dianteira para seus carros, mas tinha apenas uma unidade. Escolheram o carro de Sebastian VETTEL para usá-la, alegando que ele tinha mais pontos que seu companheiro. WEBBER não gostou de ser relegado ao posto de segundo piloto e gerou uma crise na equipe.

Polêmicas à parte, a corrida foi interessante desde a largada. WEBBER tomou o lugar de VETTEL e ALONSO perdeu várias posições; MASSA saltou para a frente da outra FERRARI, HAMILTON atacou fortemente o lider nas primeiras voltas e, aos poucos, os lideres WEBBER e HAMILTON foram se distanciando do segundo pelotão comandado por KUBICA da RENAULT que segurou todos atrás dele.

MASSA e VETTEL tiveram pneus furados na primeira volta e forma obrigados a parar para a troca. Voltaram nas últimas posições. BUTTON, que largou em décimo quarto, aparecia numa excelente quinta posição e seria alcançado por ALONSO, cujo desempenho era muito superior.

Então, uma ultrapassagem forçada de ALONSO sobre KUBICA, na 26ª volta, quando se viu jogado para a grama pela RENAULT do polonês e teve que retornar "cortando" a chicane, jogou fora a corrida do espanhol. Poucas voltas depois, o aerofólio de DE LA ROSA quebrou e deixou pedaços espalhados na pista; o Safety Car entrou no exato momento em que ALONSO era punido com um drive trough. Voltou no final do pelotão.

Uma arrojada ultrapassagem de SUTIL sobre SCHUMACHER confirmou a falta de ritmo do heptacampeão. Apesar de estarmos na metade do campeonato, SCHUMI ainda não se encontrou com seu MERCEDES, enquant seu companheiro ROSBERG se preparava a subir no pódio com uma consistente 3ª colocação.

Resultado final dos 10 primeiros:

1 – WEBBER
2 – HAMILTON
3- ROSBERG
4 – BUTTON
5 – BARRICHELLO
6 – KOBAYASHI
7 – VETTEL
8 – SUTIL
9 – SCHUMACHER
10 – HULKENBERG

Próxima etapa: 25 de Julho GP da Alemanha.

Abaixo, classificação atualizada do mundial de pilotos e equipes.


Nenhum comentário: