domingo, 25 de julho de 2010

MASSA VENCE. Ops! ALONSO VENCE!

atualizado às 13h00

Foi uma largada onde tudo deu certo para as FERRARI. O pole position, VETTEL, jogou seu carro contra ALONSO, espremendo-o no muro da reta dos boxes e MASSA aproveitou sua largada na parte limpa e tomou as duas posições. No fim da reta ALONSO ultrapassou VETTEL e as duas FERRARI seguiram em frente sem maiores problemas.

ALONSO tentou um ataque a MASSA, que se defendeu do espanhol e seguiu em frente. VETTEL não os ameaçou em nenhum momento do inicio da prova e, mais atrás, HAMILTON e BUTTON não conseguiam bom desempenho. Foram seguidos à distância por WEBBER, que tampouco incomodou.

Tudo ia bem, sem acidentes, até a volta 49 quando o rádio soou para MASSA : Fernando is faster than you ... dou you understand this message?. Não era uma mensagem, era uma ordem.

Na volta seguinte ALONSO ultrapassou seu companheiro sem nenhuma dificuldade. O gráfico de aceleração colocado no ar pela FIA mostrou MASSA  tirando o pé na saída do hairpin. ALONSO seguiu até a bandeirada final sem nenhum incômodo.

No pódio, MASSA estava claramente aborrecido com seu segundo lugar.

Não é a primeira vez que a FERRARI apronta. Em 2002, na Áustria, veio a ordem para BARRICHELLO deixar SCHUMACHER ultrapassá-lo. Desde então a FIA proibe este tipo de procedimento.

Por mais que ALONSO estivesse mais rápido que MASSA; ainda que VETTEL estivesse se aproximando perigosamente dos ponteiros; mesmo com MASSA tendo problemas de pneus na segunda metade da prova, certamente ALONSO não teria condições de ultrapassá-lo. Deveriam ter feito a manobra nos boxes, mas não foram capazes.

Ficou feio e desagradável para uma escuderia tantas vezes campeã mundial fazer o pódio desta forma. MASSA, depois da prova, comentou assim o gesto de sua equipe:  não preciso dizer nada!. O diretor de comunicação da FERRARI, Luca Colajanni, teve a cara de pau de dizer que não deram a ordem. Disse que ALONSO estava mesmo mais rápido mas negou ter dado instruções de ultrapassagem.

***
Após a prova, a FIA chamou a FERRARI para dar explicações sobre a ultrapassagem. Decidiram não mexer no resultado. Aplicaram uma multa de US$ 100 mil, responsabilizado a equipe (não os pilotos) por ter infrigido o artigo 39 do regulamento, que diz que "ordens de times que interfiram no resultado da corrida são proibidas". (informação colhida pela Rádio Jovem Pan, direto de Hockenheim)

***

Resultado final dos 10 primeiros.

1. ALONSO
2. MASSA
3. VETTEL
4. HAMILTON
5. BUTTON
6. WEBBER
7. KUBICA
8. ROSBERG
9. SCHUMACHER
10. PETROV

Próxima etapa: 01 de Agosto GP da Hungria - Hungaroring.

Abaixo, classificação atualizada de pilotos e equipes.


Nenhum comentário: