domingo, 18 de abril de 2010

BUTTON, PELA SEGUNDA VEZ!

***
Jenson BUTTON foi o grande vencedor do conturbado GP da China de 2010, em Xangai.
Largou em sexto com pneus para pista seca, como os todos os demais.
Logo depois, veio a chuva. O primeiro a parar foi SCHUMACHER, que trocou para pneus intermediários. Depois, formou-se uma fila nos boxes e a maioria dos pilotos trocou também.

BUTTON, não. Nem ROSBERG, nem KUBICA. Essa estratégia foi decisiva para a segunda vitória de BUTTON nesta temporada.


A largada foi emocionante. ALONSO pulou à frente das duas RED BULL, mas foi flagrado pelo diretor de prova e, por ter queimado a largada, levou um drive trough. Mesmo assim, terminou em quarto, depois de protagonizar uma disputa incomum, numa das paradas de box para nova troca de pneus, ultrapassou MASSA, seu companheiro de equipe, na entrada do pit lane. Isso fez com que ele fosse atendido na frente da outra FERRARI e saisse com larga vantagem. MASSA não gostou, mas na entrevista de imprensa, disse que achava ser normal a ultrapassagem, apesar de não esperá-la.

Dois pilotos se destacaram por fazer uma boa corrida: HAMILTON e KUBICA.
Lewis HAMILTON ultrapassou vários carros, dirigindo de modo agressivo e eficiente. Me lembrou, em várias manobras, seu compatriota Nigel MANSEL. Numa saida de box, quase tocou em Mark WEBER, disputando lado a lado até a entrada de pista. Levou a melhor. E como MANSEL, desgatou seu equipamento a ponto de desistir de lutar pelo primeiro posto. Seu modo de pilotar afeta diretamente o desempenho do conjunto motor+pneu.

Robert KUBICA provou sua capacidade em manter-se na frente das duas RED BULL e terminar em 5o. Conduziu sua RENAULT com muita competência e soube usar uma estratégia eficiente para chegar onde chegou.

A surpresa desagradável foi Michael SCHUMACHER. Ultrapassado por vários carros durante a corrida, inclusive por pilotos novatos, como Vitaly PETROV, que ignorou o alemão de 41 anos.

Boa corrida, com muitas variações.
Duas entradas de Safety Car, chuva intermitente que obrigou a troca de pneus alternadamente, e a comprovação de que os pilotos, nesta temporada, são mais eficientes que as máquinas.
Na opinião deste blogueiro, os seis primeiros colocados nesta edição são os melhores pilotos em atividade.

Resultado final dos principais pilotos:

1.  JENSON BUTTON  -  MCLAREN
2.  LEWIS HAMILTON - MCLAREN
3.  NICO ROSBERG  -  MERCEDES
4.  FERNANDO ALONSO  -  FERRARI
5.  ROBERT KUBICA  -  RENAULT
6.  SEBASTIAN VETTEL  -  RED BULL
7.  VITALY PETROV  -  RENAULT
8.  MARK WEBER  -  RED BULL
9.  FELIPE MASSA -  FERRARI
10.MICHAEL SCHUMACHER  -  MERCEDES

***

Nenhum comentário: